Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Xi Jinping exalta poder chinês sobre Hong Kong no 25º aniversário da volta da região ao controle do país

Cerimônia comemorativa incluiu a posse do novo governo da cidade; presidente da China enfatizou democracia, apesar da forte repressão contra a oposição local 

Internacional|

O presidente da China, Xi Jinping, faz um discurso em Hong Kong
O presidente da China, Xi Jinping, faz um discurso em Hong Kong O presidente da China, Xi Jinping, faz um discurso em Hong Kong

O presidente da China, Xi Jinping, exaltou nesta sexta-feira (1°) o poder do governo chinês sobre Hong Kong ao liderar as celebrações do 25º aniversário do retorno da ex-colônia britânica ao controle de Pequim.

Na cerimônia, que incluiu a posse do novo governo de Hong Kong, Xi enfatizou o controle do Partido Comunista Chinês sobre a cidade depois da forte repressão contra o movimento pró-democracia local.

Desde que Pequim impôs, em 2020, uma lei de segurança nacional, a oposição foi anulada e várias figuras pró-democracia fugiram da cidade, foram afastadas do poder ou detidas.

Mas em seu discurso Xi disse que Pequim sempre agiu "pelo bem de Hong Kong". "Depois de reunificar-se com a pátria mãe, os habitantes de Hong Kong se tornaram os mestres de sua própria cidade", disse. "A verdadeira democracia de Hong Kong começou nesse momento."

Publicidade

Esta é a primeira vez que Xi viaja para fora do território continental chinês desde o início da pandemia de Covid-19 e também a primeira em que visita Hong Kong desde os grandes protestos de 2019.

As comemorações desta sexta-feira começaram com uma cerimônia de hasteamento da bandeira e a passagem de aviões militares, além de uma flotilha naval.

Publicidade

Xi não compareceu ao evento. A imprensa local informou que ele passou a noite na cidade chinesa de Shenzhen e retornou a Hong Kong na manhã de sexta-feira.

Erosão da autonomia

Esta sexta-feira também marca o ponto intermediário no modelo de governo de 50 anos acordado pela Grã-Bretanha e pela China, sob o qual Hong Kong manteria a autonomia e liberdades fundamentais — um modelo conhecido como "um país, dois sistemas".

Publicidade

O aniversário da devolução britânica era um exemplo dessas liberdades em ação. Durante décadas, a cada 1º de julho, centenas de milhares de pessoas se reuniam em uma passeata para expressar críticas políticas e sociais.

Mas o protesto, assim como outros eventos com aglomerações em Hong Kong, foi proibido nos últimos dois anos devido às restrições que vieram com a pandemia de Covid-19.

Críticos afirmam que a repressão, reforçada por uma lei de segurança nacional imposta por Pequim em 2020, quebrou a promessa chinesa de que Hong Kong manteria seu modo de vida após a transferência da Grã-Bretanha para a China.

"Nós fizemos uma promessa ao território e ao seu povo e pretendemos mantê-la, fazendo todo o possível para que a China cumpra os seus compromissos", disse o primeiro-ministro britânico Boris Johnson nesta quinta-feira (30).

Nos Estados Unidos, o secretário de Estado, Antony Blinken, lamentou a "erosão da autonomia" na cidade: "Nós nos solidarizamos com o povo de Hong Kong e reforçamos os pedidos de retorno das promessas de liberdade".

O primeiro-ministro de Taiwan, Su Tseng-chang, disse que a liberdade e a democracia desapareceram em Hong Kong.

Mas Xi insistiu que o princípio "um país, dois sistemas" é "um bom sistema". "Não há razão alguma para mudar e deve ser mantido a longo prazo", declarou, antes de argumentar que ele resguarda "a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento do país".

Circuito fechado

A visita de Xi acontece em um sistema de circuito fechado amplamente monitorado. Aqueles que entraram na órbita do presidente — desde as crianças que o recepcionaram na estação de trem até os funcionários de alto escalão do governo — foram obrigados a limitar os contatos sociais, fazer testes diários de PCR e passar dias em um hotel de quarentena.

As autoridades também anunciaram a detenção de nove pessoas na última semana. Mais de dez membros e voluntários da LSD (Liga de Social-Democratas), um dos poucos grupos de oposição que restam em Hong Kong, foram proibidos de protestar e seis integrantes afirmaram que suas casas tinham recebido a visita das forças de segurança.

Mas as autoridades tentam apresentar a imagem de apoio público às celebrações com faixas que proclamam uma nova era de "estabilidade, prosperidade e oportunidade" em toda a cidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.