Rússia x Ucrânia

Internacional Zelenski ao Parlamento da França: 'Vocês sabem o que significa liberdade, igualdade e fraternidade'

Zelenski ao Parlamento da França: 'Vocês sabem o que significa liberdade, igualdade e fraternidade'

Presidente ucraniano citou os ideais da Revolução Francesa e fez apelo por ajuda militar e por mais sanções contra a Rússia

  • Internacional | Letícia Sepúlveda, do R7

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante pronunciamento ao Parlamento da França

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante pronunciamento ao Parlamento da França

EMMANUEL DUNAND / AFP

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, voltou a pedir ajuda militar e novas sanções contra a Rússia, em discurso na Assembleia Nacional da França, nesta quarta-feira (23). Ele ainda citou ideais da Revolução Francesa durante o apelo: "Vocês sabem o que significa liberdade, igualdade e fraternidade".

"Desde que as tropas chegaram, fizeram ataques brutais, lançaram bomba em uma maternidade, enquanto mulheres se preparavam para dar à luz seus filhos. Uma delas perdeu a vida e seu bebê, ela pediu ao médico que a deixasse morrer, não via razão para viver", contou.

O presidente denunciou o assassinato de refugiados e jornalistas e ainda pediu um minuto de silêncio em honra aos milhares de ucranianos mortos após a invasão russa.

Segundo ele, houve negociações com a Rússia em 2019, mas em 24 de fevereiro (dia da invasão), o diálogo foi suspenso. "Buscamos a verdade em campos de batalha, já que as negociações falharam."

"Precisamos pressionar juntos para que a Rússia busque a paz. Nós reconhecemos os esforços do presidente Macron que sempre tentou estabelecer um diálogo com os russos. Nós contamos com a liderança da França para restaurar o território ucraniano", completou.

"As empresas francesas não podem continuar financiando a máquina russa. (...) Amanhã faz um mês que os ucranianos lutam pela liberdade e lutamos de forma heroica contra as forças invasoras."

Veja o antes e o depois de lugares bombardeados na Ucrânia

undefined

Últimas