Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zelenski diz que Rússia representa perigo para outros países da Europa

Presidente da Ucrânia afirma que invasão russa pode incentivar nações a tomar atitudes parecidas com as de Vladimir Putin

Internacional|

Volodmir Zelenski em pronunciamento oficial na última terça-feira (9)
Volodmir Zelenski em pronunciamento oficial na última terça-feira (9) Volodmir Zelenski em pronunciamento oficial na última terça-feira (9)

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, afirmou nesta quarta-feira (9) que a Rússia também é uma ameaça para nações da Europa como Polônia e algumas repúblicas bálticas, já que, segundo ele, o presidente do país vizinho, Vladimir Putin, quer se afastar do Velho Continente.

"Estou certo de que a Polônia também está em perigo. De fato, o continente inteiro está em risco, enquanto a Rússia tenha a possibilidade de atacar outro Estado", garantiu Zelenski, em entrevista à revista alemã Die Zeit.

O presidente ucraniano fez um alerta, além disso, sobre a possibilidade de que outros países "imitem" a iniciativa russa e ataquem vizinhos, caso não seja detida a invasão em curso na Ucrânia.

Por causa disso, Zelenski considera que a defesa do país que governa representa, na verdade, "uma ação global contra a guerra", que visa dissuadir outros ataques.

Publicidade

Sobre o perigo de a Rússia levar adiante um conflito nuclear, o presidente ucraniano se mostrou convencido de que não é algo que acontecerá. "Uma coisa é ser um assassino e outra diferente é ser um suicida", disse.

"A ameaça de Putin mostra fraqueza. Você só ameaça usar armas nucleares se tudo o mais não funciona", afirmou Zelenski, que considera que a Ucrânia e a comunidade internacional conseguirão conter a invasão em curso.

Publicidade

O presidente, contudo, admitiu que as armas recebidas não são suficientes para os combatentes ucranianos e que sente falta de mais apoio contra a "barbárie" do Exército da Rússia, que acusou de cometer crimes de guerra.

Leia também

"Se as sanções fossem suficientes, a ofensiva teria terminado", afirmou Zelenski, que lembrou ainda que países ocidentais seguem comprando petróleo e gás russos.

Publicidade

O presidente ucraniano pediu um embargo econômico completo da Rússia, assim como a exclusão de todos os bancos do país do sistema internacional de pagamentos Swift, além de ter insistido na implementação de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia.

Questionado sobre a oferta americana de tirá-lo do país junto com a família, Zelenski garantiu que seguirá "com o povo". "Durmo pouco, bebo muito café, tenho muitas conversas e negociações", afirmou o presidente ucraniano.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/zelenski-diz-que-russia-representa-perigo-para-outros-paises-da-europa-27062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.