Resumindo a Notícia
- Volodmir Zelenski não participará de cúpula do G20 caso Vladimir Putin compareça ao evento
- O presidente da Ucrânia não disse se vai participar presencialmente do encontro
- Apesar de ter sido chamado para a cúpula, Putin não confirmou nem recusou o convite
- A cúpula do G20 será realizada nos dias 15 e 16 de novembro, em Bali, na Indonésia
Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante entrevista coletiva
Genya Savilov/AFP - 3.11.2022O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, afirmou nesta quinta-feira (3) que não participará da próxima cúpula do G20, na Indonésia, caso esteja presente o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
A afirmação do chefe de Estado foi feita em uma entrevista coletiva concedida em Kiev junto com a presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou.
De acordo com a agência ucraniana de notícias Ukrinform, Zelenski garantiu que nesta quinta-feira discutiu os preparativos para a cúpula com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, que reforçou o convite para que ele estivesse presente no encontro de líderes.
No entanto, ao ser questionado por jornalistas, o ucraniano deixou no ar se participará de forma virtual da reunião, que ocorrerá em Bali nos dias 15 e 16 de novembro, visto que, segundo afirmou, será guiado pelo que fizerem outros chefes de Estado e governo.
"Minha posição pessoal e a da Ucrânia é que, se o líder da Federação Russa participar, então a Ucrânia não o fará. Veremos o que vai acontecer", indicou.
Kiev cobrou diversas vezes a exclusão de Putin, que foi convidado para a cúpula mas não confirmou presença até o momento.
O presidente da Indonésia indicou na última quarta-feira (2) que apenas três representantes de países do G20 não haviam confirmado presença. No entanto, não especificou quais.
O grupo é composto de África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Reino Unido, Turquia e União Europeia.