Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zelenski diz que só participará da cúpula do G20 se Putin se ausentar

O presidente da Ucrânia não informou se estará presencialmente ou virtualmente no encontro, que será realizado em novembro na Indonésia

Internacional|

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante entrevista coletiva
Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante entrevista coletiva Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante entrevista coletiva

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, afirmou nesta quinta-feira (3) que não participará da próxima cúpula do G20, na Indonésia, caso esteja presente o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A afirmação do chefe de Estado foi feita em uma entrevista coletiva concedida em Kiev junto com a presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou.

De acordo com a agência ucraniana de notícias Ukrinform, Zelenski garantiu que nesta quinta-feira discutiu os preparativos para a cúpula com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, que reforçou o convite para que ele estivesse presente no encontro de líderes.

No entanto, ao ser questionado por jornalistas, o ucraniano deixou no ar se participará de forma virtual da reunião, que ocorrerá em Bali nos dias 15 e 16 de novembro, visto que, segundo afirmou, será guiado pelo que fizerem outros chefes de Estado e governo.

Publicidade

"Minha posição pessoal e a da Ucrânia é que, se o líder da Federação Russa participar, então a Ucrânia não o fará. Veremos o que vai acontecer", indicou.

Kiev cobrou diversas vezes a exclusão de Putin, que foi convidado para a cúpula mas não confirmou presença até o momento.

Publicidade

O presidente da Indonésia indicou na última quarta-feira (2) que apenas três representantes de países do G20 não haviam confirmado presença. No entanto, não especificou quais.

O grupo é composto de África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Reino Unido, Turquia e União Europeia.

" gallery_id="6352f01519d22427b5000730" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/zelenski-diz-que-so-participara-da-cupula-do-g20-se-putin-se-ausentar-03112022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.