Rússia x Ucrânia

Internacional Zelenski pede à União Europeia uma resposta clara sobre a adesão da Ucrânia ao bloco

Zelenski pede à União Europeia uma resposta clara sobre a adesão da Ucrânia ao bloco

'Acreditamos que merecemos estar na UE e não precisamos que nos prometam nada. Precisamos de apoio específico', afirmou o presidente ucraniano

Agência EFE
Zelenski cobrou uma resposta da União Europeia neste sábado (12)

Zelenski cobrou uma resposta da União Europeia neste sábado (12)

AFP/UKRAINE PRESIDENCY /

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, pediu neste sábado (12) à União Europeia que diga claramente se seu país poderá ou não entrar no bloco. "Acreditamos que merecemos estar na União Europeia e não precisamos que nos prometam nada. Precisamos de apoio específico", disse Zelenski em entrevista coletiva à imprensa internacional, segundo a agência de notícias ucraniana Unian.

Para Zelenski, não há necessidade de falar sobre uma ou outra "causas ou razões, de datas. Não há necessidade disso. Ninguém está interessado. Estamos em guerra hoje, e as respostas a todas as perguntas que fazemos ao mundo queremos ouvir hoje", afirmou.

"Se a Otan disser não, então nós a ouviremos. Se a UE disser sim, então eles devem dizer um ao outro claramente e não se equilibrar sobre gotas de diplomacia, porque então estarão completamente na chuva", enfatizou.

Sobre a guerra, Zelenski disse que "sabemos 100% que teremos uma vitória", embora não saiba quando ela ocorrerá. Na sua opinião, existem atualmente alguns sinais positivos do lado russo nas negociações em curso.

"Agora o lado russo, nas negociações, começou a falar de coisas e não apenas a dar ultimatos. Acho que essa é uma abordagem fundamentalmente diferente. E deveria ser assim", afirmou o presidente ucraniano. Para Zelenski, qualquer solução deve começar com um cessar-fogo. "Isso permitirá desbloquear processos humanitários e retirar pessoas bem como entregar alimentos e água", disse.

Últimas