Resumindo a Notícia
- Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, anunciou retirada de civis de Donetsk
- Região no leste do país é o principal foco da guerra com a Rússia atualmente
- Zelenski declarou que país tentará salvar o máximo de vidas possível
Bombardeios russos atingem a região separatista de Donetsk
Handout/Ukrainian Emergency Service/AFP - 30.7.2022O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, pediu neste sábado (30) à população que fuja da região de Donetsk, a área do leste da Ucrânia na linha de frente de fogo do conflito e cujas cidades são constantemente bombardeadas pelos russos.
"Foi tomada uma decisão governamental sobre a retirada obrigatória da região de Donetsk", disse o presidente ucraniano em seu comunicado diário. "Por favor, saiam", acrescentou, afirmando que nesta fase da guerra a principal arma da Rússia é o "terror".
Zelenski alertou para o fato de que milhares de pessoas, incluindo crianças, permanecem nas zonas de combate de Donetsk. "A decisão de sair deve ser tomada em algum momento. Quanto mais pessoas deixarem a região de Donetsk, menos pessoas o Exército russo matará", acrescentou.
O presidente da Ucrânia também explicou que as autoridades estão cuidando da logística e das operações de apoio "de A a Z".
"Nós os ajudaremos. Não somos a Rússia. Faremos o possível para salvar o máximo de vidas humanas e limitar o terror russo o máximo possível", garantiu.