Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zelensky diz estar aberto a ouvir iniciativas de paz com base em plano ucraniano

Presidente da Ucrânia disse que só se pode falar de paz com a retirada das tropas russas do país

Internacional|

Zelensky afirmou que país está aberto à propostas, mas na plataforma ucraniana
Zelensky afirmou que país está aberto à propostas, mas na plataforma ucraniana Zelensky afirmou que país está aberto à propostas, mas na plataforma ucraniana

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se mostrou, neste domingo (14), aberto a ouvir as iniciativas para alcançar a paz na guerra de agressão russa, mas destacou que esta deve se basear no plano de dez pontos apresentado por Kiev.

"Em primeiro lugar, a guerra está decorrendo em nosso território e, portanto, qualquer plano de paz que exista deve poder referir-se a uma iniciativa ucraniana" que foi apresentada na Indonésia na cúpula do G20, declarou durante uma entrevista coletiva conjunta com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.

Sobre os Estados que apresentaram suas propostas, entre eles o Brasil, país a que se referia a pergunta, ele afirmou que a Ucrânia não precisa de muitos planos.

“Temos uma guerra que ocorre apenas em nosso território e, por isso, estamos dispostos a ouvir as iniciativas de qualquer país, e não apenas ouvi-las”, ressaltando a importância de contar com a participação do maior número possível de Estados em sua proposta de cúpula para a paz com base em seu plano de dez pontos.

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Ele reiterou que seu país está disposto a debater qualquer proposta, mas apenas na plataforma oferecida pela Ucrânia.

Scholz, por sua vez, enfatizou seu total apoio à Ucrânia, que, acrescentou, "está pronta para a paz".

Publicidade

Leia também

No entanto, a Ucrânia exige que "isso não pode significar simplesmente congelar a guerra e formular uma paz ditada pela parte russa", acrescentou.

"Se trata de um ataque imperialista ao território da Ucrânia e a paz e a segurança na Europa estão ameaçadas", advertiu.

Para que se possa falar de paz, deve ficar claro que "a Rússia deve retirar suas tropas, sem as quais não será possível", acrescentou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.