Zelensky diz que a Rússia sempre teve como objetivo quebrar a Europa e o Ocidente
Para especialista, histórico de dominação de países vizinhos fundamenta temor do avanço russo
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou nesta quinta-feira (2) que a Rússia sempre teve como objetivo quebrar a Europa e o Ocidente, e que a guerra nunca se tratou apenas da Ucrânia.
Durante encontro com líderes europeus em Copenhague, na Dinamarca, Zelensky disse que as recentes incursões de drones em países da Otan mostram que Moscou pretende intensificar a agressão, e que qualquer nação pode ser alvo de violações do espaço aéreo pela Rússia.
Para Vitelio Brustolin, professor de relações internacionais, o temor da Europa com a possibilidade do avanço russo é fundamentado. Segundo o especialista, os discursos do presidente Vladimir Putin, somados a um histórico de intervenção em eleições em países vizinhos, evidenciam uma intenção sobre as nações que um dia fizeram parte da União Soviética e do Império Russo.
“Existe um temor nos países bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia, que estão agora fazendo muros e fortificações na fronteira com a Rússia. Existe um temor da Polônia, que foi dominada por cinco décadas pelos comunistas da União Soviética, depois de passar quatro anos sendo dominada pelos nazistas. Esses países têm um histórico de dominação e não querem passar por isso novamente”, pontua Brustolin em entrevista ao Conexão Record News.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
