Logo R7.com
RecordPlus

Zelensky diz que negociações sobre guerra avançam com nova rodada entre Kiev, Moscou e EUA

Encontros trilaterais mediados pelos Estados Unidos, com Ucrânia e Rússia, estão marcados para 4 e 5 de fevereiro

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Nova rodada de negociações entre Ucrânia e Rússia será nos dias 4 e 5 de fevereiro em Abu Dhabi.
  • Informação foi confirmada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em publicação nas redes sociais.
  • A Ucrânia está disposta a aprofundar o diálogo em busca de uma solução duradoura para a guerra.
  • Reuniões seguem o primeiro encontro trilateral considerado "construtivo" que ocorreu na semana anterior.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Volodymyr Zelensky afirma que Ucrânia está preparada para debater o fim da guerra Valentyn Ogirenko/Reuters - 12.03.2025

Uma nova rodada de negociações trilaterais entre Ucrânia e Rússia, com mediação dos Estados Unidos, acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro, em Abu Dhabi. A informação foi confirmada neste domingo (1º) pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em publicação nas redes sociais.

Segundo o líder ucraniano, a equipe responsável pelas tratativas apresentou um relatório com a definição das datas e dos próximos passos do diálogo entre as partes envolvidas no conflito iniciado em 2022.


“Nossa equipe de negociação acaba de entregar um relatório. As datas para as próximas reuniões trilaterais foram definidas: 4 e 5 de fevereiro em Abu Dhabi”, escreveu Zelensky no X.

O presidente também afirmou haver disposição de Kiev para aprofundar o diálogo com foco em uma solução duradoura para a guerra.


“A Ucrânia está pronta para uma discussão substancial e temos interesse em garantir que o resultado nos aproxime de um fim real e digno para a guerra”, acrescentou.

Sequência de reuniões

As reuniões dão sequência ao primeiro encontro trilateral realizado no fim de semana anterior, também na capital dos Emirados Árabes Unidos. À época, representantes de Kiev, Moscou e Washington classificaram as conversas como “construtivas”.


Inicialmente, uma segunda rodada estava prevista de forma preliminar para este domingo. No entanto, Zelensky havia alertado, na sexta-feira (31), para a possibilidade de adiamento diante do agravamento das tensões entre Estados Unidos e Irã, fator considerado sensível no contexto diplomático regional.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.