Logo R7.com
RecordPlus

‘Zelensky não tem nada até que eu aprove’, diz Trump a jornal antes de reunião sobre Ucrânia

Ao longo das negociações, os EUA já pressionaram o governo ucraniano a se afastar de suas exigências iniciais

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Donald Trump expressa ceticismo sobre proposta de Zelensky para a Ucrânia: "Ele não tem nada até que eu aprove".
  • Zelensky apresenta um plano de 20 pontos para o fim do conflito, incluindo a criação de uma área desmilitarizada.
  • Os EUA têm pressionado a Ucrânia a flexibilizar suas exigências, enquanto a Rússia mantém suas demandas.
  • Um ataque russo em Kiev resultou em 11 feridos antes da reunião entre Trump e Zelensky.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Trump espera falar com o líder russo 'em breve, tanto quanto eu quiser' Reprodução/Record News

Antes de uma reunião diplomática para discutir a situação da Ucrânia e o fim da guerra com a Rússia, prevista para este domingo (28), o presidente dos EUA, Donald Trump, demonstrou reticência a uma proposta apresentada pelo ucraniano Volodymyr Zelensky. “Ele não tem nada até que eu aprove”, afirmou Trump em declaração dada ao jornal americano Politico nesta sexta-feira (26).

Antes da fala de Trump, Zelensky havia dito a jornalistas que levaria um plano atualizado, com 20 pontos para o fim do conflito. O documento foi encaminhado a Moscou para avaliação e inclui a proposta de criação de uma área desmilitarizada como parte do acordo de paz. O governo russo declarou que ainda está “formulando sua posição”.


“Vamos ver o que ele tem”, disse Trump ontem, apenas dois dias antes do encontro marcado com Zelensky. Ao longo das negociações, os EUA já pressionaram o governo ucraniano a se afastar de suas exigências iniciais para o fim do conflito, enquanto a Rússia mantém a maioria de suas demandas.

“Acho que vai correr tudo bem com [Vladimir] Putin”, disse Trump acrescentando que espera falar com o líder russo “em breve, tanto quanto eu quiser”.


Falando com a imprensa na sexta, Zelensky alertou que não poderia afirmar se a reunião levaria a um acordo definitivo, mas disse que ambos os lados buscariam “finalizar o máximo possível”. Mais cedo, pelas redes sociais, disse que “muita coisa pode ser decidida antes do Ano Novo”.

O anúncio da reunião ocorreu após uma nova rodada de negociações entre representantes de Washington e Kiev resultar no plano de 20 pontos para o fim do conflito.


Na madrugada deste sábado (27), um ataque russo a Kiev, com mísseis e drones, feriu 11 pessoas.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.