Zelensky vai aos EUA se encontrar com Joe Biden e pedir mais armas contra Rússia
O chefe de Estado espera conseguir que os EUA enviem mísseis táticos de longo alcance para serem usados contra os russos
Internacional|Do R7
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, visitará Washington, onde encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na próxima semana. Antes disso, o chefe de Estado ucraniano participará da Assembleia-Geral das Nações Unidas, de acordo com três autoridades americanas ouvidas pelo The New York Times.
A participação de Zelensky na Assembleia-Geral das Nações Unidas, na quarta-feira (20), já era conhecida. No entanto, sua viagem posterior a Washington e o encontro com Biden na Casa Branca ainda não haviam sido anunciados oficialmente. O líder da Ucrânia também fará reuniões com membros do Congresso no Capitólio.
Os encontros ocorrem em meio a uma negociação do governo Biden para fortalecer o país contra a Rússia. Os ucranianos lançaram uma contraofensiva sobre os russos que, até agora, rendeu resultados decepcionantes. Zelensky, porém, insiste em que a Ucrânia ainda pode obter grandes avanços.
Com a visita, Zelensky espera conseguir apoio para que os congressistas americanos aprovem o envio à Ucrânia de mísseis táticos de longo alcance do Exército dos Estados Unidos.
A última visita do chefe de Estado ucraniano a Washington aconteceu em dezembro de 2022, quando ele discursou no Congresso dos EUA e pediu o fornecimento contínuo de armas americanas para a batalha contra a Rússia — a guerra em território ucraniano está prestes a entrar em seu 19º mês.
Desde então, a ansiedade cresceu entre os apoiadores da Ucrânia, pois eles observaram uma diminuição no apoio público dos EUA para a continuação da ajuda ao país.
Kim Jong-un e Vladimir Putin: veja o que os líderes da Coreia do Norte e da Rússia têm em comum