Logo R7.com
RecordPlus

Zhi Dong Zhang, acusado de tráfico milionário de drogas, é detido em Cuba

Autoridades aguardam ordens para efetuar a extradição ou deportar o suspeito de volta ao México

Internacional|Mauricio Torres, da CNN

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Zhi Dong Zhang, cidadão chinês, é acusado de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nos EUA.
  • Ele foi detido em Cuba após escapar da custódia no México em julho.
  • As autoridades mexicanas aguardam decisão de Cuba sobre deportação ou extradição.
  • Zhi Dong Zhang é considerado responsável por grandes quantidades de drogas e lucros ilícitos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Zhi Dong Zhang foi detido em outubro de 2024 na Cidade do México, e deveria ser levado aos EUA Reprodução/Governo do México

O cidadão chinês Zhi Dong Zhang, também conhecido como “Brother Wang”, acusado de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no valor de centenas de milhões de dólares nos Estados Unidos, foi detido em Cuba após ter escapado de sua custódia no México em julho, disse à CNN nesta quarta-feira (22) uma fonte federal mexicana com conhecimento do caso.

As autoridades mexicanas aguardam que as de Cuba informem se o homem será deportado ou entrará em um processo de extradição para o país, acrescentou a fonte.


A CNN contatou o Ministério das Relações Exteriores de Cuba para pedir informações sobre o caso e aguarda resposta.

LEIA MAIS:

A CNN também busca saber se Zhi Dong Zhang conta com representação legal e como ele se declara diante das acusações contra ele.


Zhi Dong Zhang foi detido em outubro de 2024 na Cidade do México. Instituições de segurança do México informaram então em um comunicado que ele foi preso para fins de extradição para os Estados Unidos, onde enfrenta acusações de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Documentos judiciais mostram que Zhi Dong Zhang de fato têm essas acusações nos Estados Unidos.


As autoridades do México detalharam em outubro que o homem é considerado presumivelmente responsável por exportar, transportar e distribuir mais de 1.000 quilos de cocaína, 1.800 de fentanil e 600 de metanfetaminas, bem como por lavar mais de US$ 150 milhões anuais de lucros ilícitos.

Também disseram que trabalhos de inteligência indicam que suas atividades ilegais “eram realizadas nos Estados Unidos, América Central, América do Sul, Europa, China e Japão” e que “ele foi apontado por formar alianças com organizações criminosas do México para realizar o transporte”.


Em julho deste ano, a Procuradoria-Geral do México e a Procuradoria de Quintana Roo, um estado do Caribe mexicano, informaram que Zhi Dong Zhang havia escapado da custódia, motivo pelo qual pediram ajuda para localizá-lo e ativaram uma operação de busca que finalmente levou à sua nova prisão em Cuba.

A CNN contatou a Agência para o Controle de Drogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês) para pedir comentários sobre esta detenção e aguarda resposta.

A prisão ocorre enquanto os governos do México e dos Estados Unidos mantêm uma relação tensa por temas como a segurança na fronteira e o combate ao narcotráfico, nos quais se comprometeram a ter cooperação bilateral.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.