Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zoológico de Berlim pode ter 1º urso panda nascido na Alemanha

Meng Meng e Jiao Qing entraram no cio e demonstram sinais de afeto. Animais foram presente do governo chinês para Alemanha, em 2017

Internacional|Da EFE

Pandas foram presente do governo chinês em 2017
Pandas foram presente do governo chinês em 2017

Meng Meng e Jiao Qing, os pandas do Jardim Zoológico de Berlim, poderiam ser os primeiros ursos do tipo da Alemanha a ter filhotes em cativeiro.

A direção do zoológico explicou em comunicado que os animais, de seis e nove anos, entraram no cio com a chegada da primavera e no espaço reservado a eles nas instalações foi possível notar sinais de afeto e amor.

"Evidentemente, estamos dando especial atenção porque seria o primeiro descendente de uma panda na Alemanha", explicou a instituição.

Meng Meng e Jiao Qing chegaram a Berlim em junho de 2017, como presente do governo chinês à Alemanha. Pequim é proprietária dos ursos, que estão apenas "cedidos" ao zoológico.

Publicidade

Leia também

Os animais, que vivem em liberdade em apenas seis regiões montanhosas da China, foram apresentados na Alemanha durante uma visita oficial do presidente Xi Jinping, em um gesto conhecido como a "diplomacia do panda", uma prática frequente do governo chinês.

Eles foram transportados em um avião de carga de Chengdu até Berlim, em jaulas individuais e acompanhados por uma tonelada de bambu, o principal alimento, além de dois veterinários chineses e o veterinário-chefe do zoológico alemão, Andreas Ochs.

Publicidade

Com pompa e circunstância, os animais foram recebidos pelo prefeito de Berlim, Michael Müller, e pelo embaixador chinês na Alemanha, Shi Mingde, e depois levados de caminhão com escolta até o zoológico, onde foram apresentados ao público por Xi e pela chanceler alemã, Angela Merkel.

O Jardim Zoológico de Berlim é o único do país com ursos pandas, embora o investimento seja alto. A instituição gastou 9 milhões de euros (pouco menos de R$ 40 milhões) para preparar o espaço dos pandas e paga anualmente 890.100 euros (quase R$ 4 milhões) para um projeto chinês de conservação destes animais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.