Zoológico de Washington devolve três pandas para a China em meio a tensão diplomática
Mei Xiang e Tian Tian viveram 25 anos em território americano; o filhote Xiao Qi Ji, de 3 anos, viaja com os pais
Internacional|Do R7
Três pandas do zoológico de Washington iniciam, nesta quarta-feira (8), seu retorno para a China. Apenas alguns exemplares dessa espécie de urso ficam nos Estados Unidos, em meio às tensas relações diplomáticas com Pequim.
Os pandas Mei Xiang e Tian Tian, de 25 anos, chegaram ao Zoológico Nacional Smithsonian em 2000.
O casal e seu filhote de 3 anos, Xiao Qi Ji ("Pequeno Milagre", em inglês), embarcam hoje em um avião de carga adaptado para iniciar uma viagem de 19 horas até Chengdu, na China, informou o zoológico em um comunicado.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A partida dos pandas "encerra um capítulo importante em uma história de sucesso internacional no cuidado e na conservação dos animais", afirmou o Smithsonian na nota.
No início da manhã desta quarta, jornalistas da AFP acompanharam a retirada dos pandas do zoológico em jaulas ventiladas, com caixas de maçãs e pilhas de brotos de bambu para que sejam alimentados.
Embora a partida dos pandas fosse esperada, em razão dos termos de um acordo contratual de longa data, o regresso dos animais foi visto, amplamente, como um símbolo das tensões entre os Estados Unidos e a China.
Atenção, fotos fofas: bebê panda peludo e cego conhece o público antes de 'colar' na mãe para comer