Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Arritmias cardíacas matam 350 mil por ano no Brasil e acendem alerta para diagnóstico precoce

Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, mais de 20 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de problema no coração

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

As arritmias cardíacas causam cerca de 350 mil mortes súbitas por ano no Brasil. Em São Paulo, os atendimentos relacionados a esse tipo de problema cresceram 14%.

Fernando Munhoz é atleta amador e corre desde os 23 anos de idade. Aos 39, descobriu uma arritmia cardíaca durante um exame de rotina. Vinte anos depois, passou por um novo susto: outro exame revelou que o coração dele havia parado por quase dez segundos enquanto dormia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, mais de 20 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de problema no coração. A estimativa é de que cerca de 350 mil pessoas morram subitamente todos os anos em decorrência das arritmias. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com diagnóstico precoce.

Neste ano, os atendimentos por arritmia em São Paulo aumentaram 14%, enquanto o número de mortes subiu 6,6%. Diante desse cenário, os médicos recomendam que os primeiros exames do coração sejam feitos ainda antes da idade adulta.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.