Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Brasileiro denuncia excessos da polícia durante abordagem em Portugal

Brasileiro acusa Guarda Nacional de xenofobia e discriminação racial em Portugal

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

Em Portugal, um brasileiro denuncia excessos da polícia durante uma abordagem. O carioca Felipe dos Santos se emocionou ao relatar o que teria vivido na cidade de Coimbra e reproduziu frases que diz ter ouvido de um policial: “Se fosse no Brasil já tinha tomado duas chapadas. Era o que tu merecia. Tomar duas chapadas e voltar para a favela do Brasil”. 

Felipe, que trabalha como motorista de aplicativo, afirma que foi detido pela Guarda Nacional enquanto gravava um vídeo na rua para um portal de notícias do qual é responsável. Segundo ele, o celular foi apreendido, ele foi algemado e ficou detido por cerca de uma hora, sem motivo. O brasileiro acredita ter sido vítima de xenofobia e discriminação racial. “Porque eu sou brasileiro, porque eu não sou branco”, disse, ao afirmar que a expressão usada teria conotação racista. 

Em resposta, a Guarda Nacional acusa Felipe de resistência e coação, mas não comentou a denúncia de preconceito. Um relatório da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância alerta para o aumento de crimes de ódio em Portugal: os casos passaram de 63 em 2019 para 347 em 2024, segundo a polícia. “Jamais eu iria imaginar que um dia na minha vida eu ia ser algemado”, afirmou Felipe. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.