Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Delcy Rodríguez sanciona lei histórica de anistia na Venezuela para opositores

A presidente interina sanciona projeto que reconhece prisões políticas

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

 

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, sancionou há pouco a lei histórica de anistia para opositores, aprovada por unanimidade pelo Parlamento venezuelano agora à noite. A medida reconhece oficialmente que o governo manteve centenas de pessoas presas por motivações políticas ao longo de anos de regime chavista e pode resultar na liberação de detidos por razões políticas desde 1999, incluindo ativistas, jornalistas e opositores políticos. 

O projeto, além de conceder a anistia geral, passou por semanas de negociações e lida com exclusões específicas, como casos relacionados a crimes graves ou ações armadas, conforme detalhes incluídos na legislação. A aprovação ocorre após intensa pressão interna e um processo político que envolveu debates entre diferentes forças políticas e grupos de direitos humanos. 

A sanção da lei marca uma mudança de política significativa em um país que por décadas rejeitou amplamente a existência de presos políticos e retoma discussões sobre convivência democrática, reconciliação e liberdade de expressão no contexto venezuelano. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.