Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Descobertas arqueológicas em Jerusalém revelam achados milenares

Projeto arqueológico recupera fragmentos históricos no monte do templo em Jerusalém

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

Em Jerusalém, os escombros de uma obra revelaram muito mais do que entulho. Fragmentos escondidos por séculos foram recuperados por um projeto arqueológico que analisa rejeitos da construção da mesquita subterrânea iniciada nos anos 1990 pela fundação islâmica. "Essa é uma caixa muito especial", afirma o arqueólogo responsável pelo projeto, localizado no coração da cidade, com achados milenares do Monte do Templo, local sagrado para várias religiões. 

O mais recente achado é um selo em paleo-hebraico com a inscrição: "Pertencente ao filho de Asaías". Segundo o arqueólogo Zachi Dvira, “a peça tem pouco mais de um centímetro, e a parte escrita menos de meio centímetro. Por isso precisamos até de uma lupa para encontrar”. Asaías, citado na Bíblia, foi servo do rei Josias, que governou Judá por volta de 640 a.C. e promoveu reformas religiosas em Jerusalém. 

O projeto permite que visitantes, incluindo crianças e adolescentes, peneirem a terra e coletem artefatos, que depois são separados por tipo, como ossos, vidros e pedras. O achado mais antigo, feito por uma menina de 12 anos, é um selo com figura de um animal datado da época do Templo de Salomão, há cerca de três mil anos. Segundo os arqueólogos, ainda há muito a ser revelado nas escavações do Monte do Templo.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.