Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Especialistas indicam que Banco Central pode reduzir Selic em 2026 após alta histórica

O aumento foi um movimento do Banco Central para conter a alta dos preços

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

Em 2025, a taxa básica de juros, a Selic, atingiu 15% ao ano, o maior nível em quase duas décadas. O aumento foi um movimento do Banco Central para conter a alta dos preços, mas especialistas avaliam que a taxa pode começar a ser reduzida em 2026, com cortes graduais que poderiam levar o índice a cerca de 12% ao final do ano. 

Roberto Padovani, economista-chefe do Banco BV, destaca que “com a inflação em queda, não faz sentido o Banco Central manter a taxa nos níveis atuais, que é um dos mais altos em 20 anos”. Ele acredita que o processo de redução pode começar em março de 2026, caso as condições econômicas continuem favoráveis. 

Zeina Latif aponta que o espaço para cortes depende de fatores políticos e externos. “Se tivermos uma campanha eleitoral que gere pressão ou um cenário internacional de muita pressão cambial, isso pode limitar muito o espaço para corte”, afirmou. Apesar disso, Padovani ressalta que a economia brasileira cresce de forma moderada, impactada pela taxa elevada de juros. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.