Flávio Bolsonaro é nomeado candidato à presidência da República para 2026 pelo PL
Anúncio de candidatura gera reações no mercado e na política
Boletim JR 24H|Do R7
A indicação do senador Flávio Bolsonaro como candidato à Presidência pelo PL, em substituição ao pai, que está preso, mobilizou o mundo político e moveu uma peça importante no xadrez eleitoral para o ano que vem. O que levará representantes da direita e do Centrão a se posicionarem no jogo.
O filho mais velho do ex-presidente recebeu apoio de familiares e agora encara o desafio de unir os conservadores para mostrar que tem chances contra Lula em 2026. O senador fez o anúncio em rede social e afirmou que foi o pai quem lhe deu a missão de dar continuidade ao “projeto de nação” da família. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou a escolha.
A revelação provocou forte reação, inclusive no mercado financeiro: a Bolsa registrou a maior queda em mais de quatro anos e o dólar subiu. Investidores veem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como nome mais competitivo contra Lula.
No Planalto, a avaliação é de que o anúncio foi precoce, para garantir a presença da família na disputa presidencial. Governistas e oposição reagiram: aliados afirmaram respeitar a decisão de Jair Bolsonaro e disseram confiar em Flávio, senador pelo Rio desde 2019 e que estará no último ano de mandato em 2026.
No Centrão, a escolha foi vista com desconfiança e tratada como “balão de ensaio” até a oficialização da candidatura no ano que vem. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), reafirmou que sua pré-candidatura está mantida.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



