Líderes cobram ação contra aquecimento global em evento que antecede a COP30
Presidente Lula apresenta fundo para transição energética e taxação de super-ricos na cúpula climática
Boletim JR 24H|Do R7
No último dia da Cúpula de Líderes, que antecede a COP30, o presidente Lula defendeu propostas para conter o aquecimento global. Logo cedo, Lula participou da tradicional “foto da família”, ao lado de chefes de Estado de todo o mundo. Durante o segundo dia do encontro, anunciou a criação de um fundo voltado à transição energética, que destinará parte dos lucros da exploração de petróleo para ações de combate às mudanças climáticas e de promoção da justiça climática.
O presidente também defendeu a taxação dos super-ricos e das grandes corporações, com o objetivo de gerar recursos para financiar políticas ambientais.
Lula participou ainda de reuniões bilaterais. Em conversa com o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, buscou apoio ao fundo “Florestas Tropicais para Sempre”, principal aposta do Brasil para a COP30. O fundo pretende captar investimentos públicos e privados e aplicar os recursos em projetos sustentáveis, dividindo os rendimentos entre investidores e países que preservarem suas florestas.
A Alemanha ainda não divulgou o valor do investimento, mas Merz garantiu que a contribuição será “considerável”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



