Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Lula discute crise na Venezuela com líderes e defende solução pacífica

O presidente também informou que, a pedido da Venezuela, está enviando 40 toneladas de insumos e medicamentos ao país

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

O presidente Lula conversou nesta quinta‑feira (8) por telefone com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Claudia Sheinbaum, e com o primeiro‑ministro do Canadá, Mark Carney, sobre a situação na Venezuela, marcada por ações militares dos Estados Unidos no país vizinho e críticas internacionais. 

Em todas as conversas, os líderes ressaltaram que a crise deve ser resolvida exclusivamente por meios pacíficos e por meio do respeito à soberania venezuelana e ao direito internacional, e manifestaram “grande preocupação” com o uso da força contra um país sul‑americano. 

Lula também informou que, a pedido da Venezuela, está enviando 40 toneladas de insumos e medicamentos ao país, e Carney aceitou um convite para visitar o Brasil em abril, com interesse em avançar em negociações comerciais entre Mercosul e Canadá. Lula estendeu convite à presidente do México para também visitar o Brasil em data a ser definida. 

As discussões diplomáticas ocorrem em um contexto de forte repercussão global após as ações dos EUA em território venezuelano, que tiveram ampla condenação de governos da região por violarem a Carta das Nações Unidas e constituírem, segundo Lula e aliados, um precedente perigoso para a paz e a segurança regional. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.