Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Primeiro dia da COP30 é marcado por discursos que reforçam urgência contra o aquecimento global

A missão da COP30 é mobilizar, até 2035, quase R$ 7 trilhões para ações ambientais no mundo

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

O primeiro dia da COP30, em Belém, foi marcado por discursos que reforçam a urgência de ações contra o aquecimento global. O primeiro dia da COP30 começou com a troca de comando: o presidente da edição anterior, no Azerbaijão, passou o cargo ao diplomata André Corrêa do Lago e destacou a relevância do multilateralismo.  

O presidente da COP destacou a urgência de medidas efetivas contra o aquecimento do planeta. O secretário da convenção da ONU defendeu mais recursos para a transição energética. De acordo com a diretora-executiva da COP30, alcançar um entendimento sobre as medidas a serem adotadas é um processo que já está aberto.  

Em discurso para mais de 190 delegações internacionais, Lula destacou que enfrentar o futuro passa por admitir a transformação climática global. Lula falou sobre a ausência na COP30 de líderes dos países que mais poluem no mundo e criticou quem financia as guerras.  

A missão da COP30 é mobilizar, até 2035, quase R$ 7 trilhões para ações ambientais no mundo. Também definir um "mapa do caminho" para que o mundo não dependa mais dos combustíveis fósseis.  

À noite, foi inaugurado o Pavilhão Brasil, na zona azul da COP30. O espaço será palco de encontros e debates sobre as metas climáticas do país, como reduzir em 67% as emissões de gases de efeito estufa até 2035.  

O presidente americano Donald Trump não esteve na COP, mas usou as redes sociais para criticar a construção de uma estrada no Pará. "Eles devastaram a floresta amazônica para construir uma rodovia de quatro faixas para ambientalistas. Um grande escândalo!", escreveu Trump. O presidente dos EUA fez referência a construção da Avenida Liberdade, que facilita o acesso de Belém a cidades da região metropolitana.  

O governador do Pará, Helder Barbalho, respondeu à declaração. "O presidente norte-americano deveria apontar caminhos contra as mudanças climáticas. Poderia celebrar a redução histórica no desmatamento da Amazônia - com destaque para o estado do Pará, que obteve o seu melhor resultado", disse.  

Na primeira semana da COP30, negociadores de diferentes países iniciam debates sobre o clima, de onde começam a surgir acordos e compromissos para os próximos anos.  

A Embrapa e a Confederação Nacional da Agricultura apresentam exemplos de como a tecnologia tem aproximado o agronegócio da preservação ambiental.  

Nesta segunda-feira (10), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar, lançou um aplicativo com inteligência artificial para produtores rurais que cultivam alimentos como cacau, cupuaçu e castanha. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.