Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

União Europeia investiga rede social X por uso de IA na criação de imagens de nudez

Denúncias indicam produção indevida de imagens por inteligência artificial no X, antigo Twitter

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

A União Europeia abriu uma investigação contra a rede social “X”, antigo Twitter, que pertence ao bilionário Elon Musk. As denúncias envolvem o uso de inteligência artificial para produzir imagens de nudez de usuários da plataforma. 

A Comissão Europeia apura se o Grok, inteligência artificial do “X”, disponível na rede social, estaria gerando imagens de nudez a partir de fotos publicadas pelos próprios usuários. Segundo a denúncia, com comandos simples como “Tire a roupa” ou “Deixei-a de biquíni”, seria possível manipular imagens e criar material que configura abuso sexual. 

De acordo com uma pesquisa do Centro de Combate ao Ódio Digital, o Grok teria gerado cerca de 3 milhões de imagens sexualizadas de mulheres e crianças em apenas 11 dias. A investigação avalia se a empresa deixou de analisar riscos e violou a Lei de Serviços Digitais da União Europeia. 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que não vai tolerar abusos on-line contra mulheres e crianças. A rede social “X” não comentou especificamente a investigação, mas anunciou no início do mês que passaria a restringir a geração de imagens. Em vários países, plataformas digitais enfrentam processos por falhas na proteção de menores; na Austrália, o uso de redes sociais já foi proibido para menores de 16 anos, medida que a França estuda adotar.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.