Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

União Europeia vota acordo de livre comércio com Mercosul e enfrenta resistência

França e Irlanda anunciaram que vão se posicionar contra

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

Nesta sexta-feira (9), a União Europeia deve votar se aceita um acordo de livre comércio com o Mercosul, embora alguns países ainda resistam à proposta. França e Irlanda anunciaram que vão se posicionar contra; o vice-primeiro-ministro irlandês, Simon Harris, declarou que rejeitará o acordo, e Emmanuel Macron afirmou que os recentes debates na Assembleia Nacional e no Senado francês demonstraram uma "rejeição política unânime". 

A principal justificativa dos países contrários é que o setor agrícola sofrerá suposta concorrência desleal. Hoje, centenas de agricultores protestaram em Paris, e manifestações ocorreram também na Grécia, com rodovias bloqueadas. O acordo precisa da assinatura de pelo menos 15 dos 27 países do bloco, representando 65% da população da União Europeia, e, se aprovado, será assinado na segunda-feira, encerrando mais de 25 anos de negociações. 

Um passo importante foi dado ontem, quando a Itália aceitou os benefícios oferecidos pelo bloco, incluindo redução de impostos e investimentos de R$ 280 bilhões. Mercosul e União Europeia podem formar a maior área de livre comércio do mundo, com ganhos significativos para o Brasil, que deve exportar principalmente carne, arroz e açúcar. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.