Logo R7.com
Logo do PlayPlus
JR 24H

JR Entrevista: "Esperamos redução de 40% no valor da tarifa a partir de 2027", diz diretor da Itaipu

Em entrevista, Enio Verri destacou as vantagens do acordo fechado entre Paraguai e Brasil

JR Entrevista|Do R7

O convidado do JR Entrevista desta quarta-feira (11) é o diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. À jornalista Tainá Farfan, ele destacou as vantagens do acordo fechado entre o Ministério de Minas e Energia e o governo do Paraguai. Em maio, os dois países celebraram um acordo para que as tarifas praticadas pela hidrelétrica sejam mantidas até 2026.

Após esse período, passará a ser praticado um valor que considera apenas os custos operacionais da usina. "Até 26 não sobe a tarifa, e em 27 o Paraguai vai vender no Mercado Livre essa energia, consequentemente não haverá mais briga por tarifa. O Paraguai vai vender o que ele tem de direito ao preço que o mercado pagar. E isso vai permitir uma redução muito grande na tarifa, porque o Brasil vai vender para o Brasil e no custo. Nós esperamos uma redução de até 40% no valor da tarifa de energia produzida por Itaipu", explicou o diretor.

Na entrevista, Enio Verri também lembrou do papel que a hidrelétrica tem no combate às mudanças climáticas e como é importante a preservação do meio ambiente para o sistema. "Se não houver uma política ambiental muito forte do planeta, não adianta um país só, do planeta. Nós vamos destruir o planeta. E qual a matéria-prima da Itaipu? Água. Se não tem água, não tem a usina. Por isso, o debate sobre a vida do planeta, o debate da energia hidroelétrica e da manutenção da vida e da água é o debate de Itaipu. Por isso, não há como separar Itaipu, produção hidrelétrica e defesa do meio ambiente", afirmou.

O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.