Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Pela primeira vez, o mundo tem mais crianças e adolescentes obesos do que subnutridos, alerta Unicef

Relatório aponta aumento global de obesidade entre jovens de 5 a 19 anos

JR 24H|Do R7

  • Google News

Pela primeira vez, o mundo tem mais crianças e adolescentes obesos do que subnutridos. O alerta da Unicef mostra que a obesidade disparou nos últimos anos entre jovens de 5 a 19 anos. O relatório do Fundo das Nações Unidas para a infância divulgado nesta segunda-feira (15) revela que uma em cada dez crianças e adolescentes em idade escolar está obesa. No total, 188 milhões de jovens de 5 a 19 anos sofrem com a condição. A porcentagem de obesos nessa faixa etária saltou de 3% no ano 2000 para 9,4% em 2025. Já a taxa de subnutrição caiu de 13% para 9,2% no mesmo período. 

 O estudo reúne dados de mais de 190 países e mostra que a obesidade já superou o baixo peso em quase todas as regiões do mundo e hoje é a forma mais comum de má nutrição. Segundo a Unicef, as principais responsáveis pelo ganho de peso excessivo entre crianças e adolescentes são as redes de fast-food e a indústria de ultraprocessados, alimentos ricos em substâncias industriais. A condição afeta também países ricos, como os Estados Unidos, onde 21% dos jovens estão obesos. 

O relatório aponta a influência da publicidade de alimentos não saudáveis, que influenciam diretamente os hábitos das crianças. A obesidade aumenta o risco de hipertensão e de outras doenças graves ao longo da vida, incluindo diabetes, problemas cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.