Pesquisa Real Time Big Data revela opinião dos brasileiros sobre racismo no futebol
Estudo aborda percepções sobre atos racistas e punições no esporte
JR na TV|Ri7a, a inteligência artifical do R7

Uma pesquisa realizada pelo Real Time Big Data, encomendada pelo Jornal da Record, investigou a opinião dos brasileiros sobre racismo no futebol. Conduzido com mil pessoas entre os dias 11 e 12 de março, o estudo revelou que 77% dos entrevistados acompanharam o caso de racismo envolvendo o jogador Luighi, do Palmeiras. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
O levantamento questionou se o gesto de imitar macaco é considerado racista; 69% dos entrevistados afirmaram que sim e defendem punição exemplar. Enquanto isso, 18% veem o ato como parte da cultura do futebol e outros 13% acreditam que é uma estratégia para desestabilizar o adversário. Além disso, para 86% dos participantes, as notas de repúdio e campanhas anti-racismo são consideradas ineficazes atualmente.
Em relação às medidas disciplinares solicitadas pelo Palmeiras contra o Cerro Portenho na Libertadores Sub-20 — exclusão do torneio, multas e jogos com portões fechados —, a pesquisa mostrou que 55% concordam com a punição ao time paraguaio. No entanto, 45% acham que a ação individual de um torcedor não deveria resultar em penalidades para o clube.
Assista em vídeo - Pesquisa Real Time Big Data mostra o que os brasileiros pensam sobre racismo no futebol
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!


















