Jornal da Record estreia série que mapeia facções criminosas do Brasil
A partir desta segunda (24), programa detalha como opera o crime organizado em cada região do país
Séries|Do R7
A partir desta segunda-feira (24), oJornal da Recordexibe uma série de reportagens sobre as facções criminosas brasileiras, que será mostrada em cinco episódios.
Pela primeira vez, uma equipe de TV viajou de Norte a Sul do Brasil para revelar as ações do crime organizado, dividido hoje em 53 organizações que atuam, sobretudo, no tráfico de drogas.
No Rio de Janeiro, a Record TV entrevistou traficantes, membros do Comando Vermelho, a mais antiga facção criminosa do país. Já em São Paulo, a reportagem fala sobre a maior e mais poderosa facção do país, criada em um presídio e que hoje controla o tráfico internacional.
No Norte do Brasil, o jornalístico desvendou o estado onde as facções executam rivais e como a reação da polícia a esses conflitos gerou mais violência.
E na região vizinha, o Nordeste, a maior concentração de grupos criminosos que dividem rua a rua o controle do território e explodem bancos para financiar o crime, no chamado 'Novo Cangaço'.
O programa também detalha o que acontece na fronteira do Brasil com o Paraguai: no Centro-Oeste, as apreensões são recordes. O JR revela a logística do tráfico de drogas para cruzar os países com carregamentos de cocaína.
E no Sul, a rotina de tiroteios na porta de casa. A reportagem mostra como as falhas do sistema penitenciário, que mantêm presos dentro de viaturas, aumenta a tensão na população carcerária.
A reportagem da série Facções Criminosas é de Luís Adorno, Márcio Neves, Tiago Muniz, Sylvestre Serrano e Thiago Samora. A edição é de Ana Albini. A coordenação de séries é de Rosana Teixeira.
OJornal da Recordvai ao ar de segunda a sábado, às 19h45.