Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Abertura da Assembleia-Geral da ONU é marcada por encontro entre Lula e Trump

Presidentes do Brasil e dos EUA se encontram pela primeira vez desde a posse de Lula

JR na TV|Do R7

  • Google News

A abertura da Assembleia Geral da ONU foi marcada por um encontro há muito esperado. Os presidentes Lula e Trump tiveram o primeiro contato pessoal desde a posse. O encontro foi rápido e ocorreu logo após o discurso de Lula.  

Tradicionalmente, o Brasil abre os discursos dos chefes de estado. No pronunciamento, presidente Lula defendeu uma solução para a guerra entre Rússia e Ucrânia, condenou o conflito no Oriente Médio, e cobrou urgência da comunidade internacional para combater as mudanças climáticas. "Bombas e armas nucleares não vão nos proteger da crise climática. O ano de 2024 foi o mais quente já registrado. A COP30, em Belém, será a COP da verdade. Será o momento de os líderes mundiais provarem a seriedade de seu compromisso com o planeta". 

O presidente falou da necessidade de regulamentar as plataformas digitais. E sem mencionar o presidente Trump, criticou as tarifas de 50% cobradas pelos Estados Unidos. "Não há justificativas para as medidas unilaterais e arbitrárias contra as nossas instituições e nossa economia. Agressão contra a independência do poder judiciário é inaceitável". E ainda defendeu a justiça brasileira. "Mesmo sob ataque sem precedentes, o Brasil optou por resistir e defender sua democracia, reconquistada há 40 anos pelo seu povo depois de duas décadas de governos ditatoriais". 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.