Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Acidentes com motos custam em média 5 vezes mais que o valor repassado pelo SUS, diz pesquisa

Pacientes de acidentes de moto custam em média cinco vezes mais que repasse do SUS, revela pesquisa

JR na TV|Do R7

  • Google News

Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) mostra que pacientes envolvidos em acidentes com motocicletas custam em média cinco vezes mais que o valor repassado pelo SUS. O levantamento analisou 77 casos de internações em 2025 no Hospital Geral de Pirajussara, na região metropolitana de São Paulo. Cada acidente gera em média quatro dias de internação, com custo de R$ 6.475,97 por paciente, enquanto o SUS repassa apenas R$ 1.231,10. 

O estudo aponta que 82% dos pacientes são homens e 72% se declaram negros ou pardos, com idade média de 30 anos. “A maior parte das buscas por atendimento de urgência e emergência é por questões ortopédicas, e os acidentes automobilísticos estão incluídos nesse número. A falta de respeito no trânsito causa custos muito altos aos hospitais”, afirma o Dr. Ronaldo Laranjeira, presidente da SPDM. Em São Paulo, acidentes com motocicletas representam o grupo mais vulnerável das vítimas de trânsito. 

O entregador de aplicativo João Carlos Oliveira sofreu um grave acidente em novembro de 2025 e precisou parar de trabalhar. “Eu estava muito perto do carro da frente. Acabei batendo na traseira dele”, relatou. João passou sete dias internado, precisou de cirurgia com implantes e ainda não recuperou totalmente os movimentos da perna. Ele avalia a experiência como um alerta: “Prometi pra mim mesmo que moto eu não quero mais.” 

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2024, o Brasil registrou 36.403 mortes no trânsito, quinto ano consecutivo de alta, com 41,2% das vítimas sendo motociclistas. Entre 2023 e 2024, houve aumento de 10,9% nas mortes de motociclistas, totalizando 14.994 óbitos, o maior valor já registrado na série histórica. O impacto desse grupo sobre os sistemas de saúde é crescente, exigindo atenção às políticas de prevenção e ao uso correto de equipamentos de segurança. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.