Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

AGU cria grupo de trabalho para elaborar relatório sobre falhas da Enel em São Paulo

Relatório detalhará falhas e ações jurídicas após apagões; prazo é de 30 dias

JR na TV|Do R7

  • Google News

A Advocacia-Geral da União anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar um relatório sobre as falhas da distribuidora de energia Enel, em São Paulo. O grupo vai reunir informações detalhadas sobre os apagões na região metropolitana, o que a empresa fez para corrigir os problemas, em quanto tempo e quais ações jurídicas foram adotadas em cada episódio. 

A concessionária, que já foi multada em quase R$ 374 milhões, atende 8,5 milhões de consumidores. Em dezembro, após um vendaval, cerca de 4,4 milhões de clientes ficaram sem luz por ao menos cinco dias. 

No início da semana, o presidente Lula determinou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ministério de Minas e Energia e a AGU adotem medidas para melhorar o serviço. O governo também quer explicações da Enel, que tem contrato em São Paulo válido até 2028. O grupo de trabalho da AGU terá 30 dias para entregar o relatório ao advogado-geral da União, Jorge Messias. 

Em dezembro, governos estadual, municipal e federal anunciaram um acordo para solicitar a antecipação do fim do contrato com a concessionária, em análise na Aneel. Em nota, a Enel afirmou que cumpre obrigações contratuais e regulatórias e destacou o plano de recuperação apresentado à Aneel, incluindo contratação de mais eletricistas, aumento da frota de geradores e ampliação dos canais de atendimento.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.