Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Após 11 dias de isolamento, governo do Irã dá sinais de que pode liberar o acesso à internet

A medida é discutida no parlamento, após a tevê estatal ser alvo de um ataque hacker

JR na TV|Do R7

  • Google News

Depois de 11 dias de isolamento, o governo do Irã deu os primeiros sinais de que pode liberar o acesso à internet. A medida é discutida no parlamento, após a tevê estatal ser alvo de um ataque hacker. Um ataque digital interrompeu a programação da TV estatal do Irã no domingo (18).   

Na tela, mensagens diziam que os Estados Unidos e a Europa estão ao lado dos manifestantes que protestam contra o regime. Em outro momento, o herdeiro do último xá iraniano, deposto em 1979, fez um apelo às forças armadas do país: "Vocês são o exército do Irã, não da República Islâmica. Juntem-se ao povo o mais rápido possível", disse Reza Pahlavi, atualmente exilado nos Estados Unidos.  

Há 11 dias, o regime iraniano deixou o país de mais de 90 milhões de habitantes praticamente incomunicável. Telefone e sinal da internet foram cortados. Grupos de monitoramento digital afirmam que a conexão no país atingiu níveis mínimos nesta segunda-feira (19). Ainda disseram que há indícios de que o governo testa uma nova rede com filtros e controle de conteúdo. 

Em meio a repressão, os protestos perderam força nos últimos dias. Uma autoridade iraniana admitiu a agências de notícias que o número de mortos na repressão aos protestos já passa de cinco mil. As manifestações foram motivadas pela crise econômica, mas o movimento evoluiu para um protesto contra o regime dos Aiatolás, que governa o país desde o fim da década de 70. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.