Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Após anunciar acordo com a Otan sobre a Groenlândia, Trump diz que negocia acesso total à ilha

Presidente dos EUA busca garantir segurança do Ártico sem custo, dizem fontes

JR na TV|Do R7

  • Google News

Um dia depois de anunciar as bases de um acordo com a aliança militar do ocidente sobre a Groenlândia, o presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (22), que negocia o acesso total à ilha. Na Suíça, Trump afirmou que a proposta trata da segurança do ártico e será benéfica para todos. De acordo com Mark Rutte, secretário-geral da Aliança Militar composta por americanos e europeus, as negociações se concentram em garantir que Rússia e china não consigam se estabelecer na região. 

A base do novo acordo envolve a renegociação de um tratado de 75 anos entre os Estados Unidos e a Dinamarca. O texto permite a presença de soldados americanos na ilha. Segundo a imprensa internacional, a segurança do ártico será reforçada por países que integram a Otan. O acordo também prevê a exploração de minerais raros. O solo da Groenlândia possui reservas desses elementos usados na produção de chips de celulares, baterias de carros elétricos e equipamentos bélicos. 

Líderes europeus se reúnem nesta quinta (22), em caráter de emergência, na Bélgica, para discutir a resposta do bloco ao acordo. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.