Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Ator americano, Eric Dane morre aos 53 anos por causa de doença 'neurodegenerativa'

A doença provoca a degeneração progressiva das células cerebrais que controlam os movimentos do corpo e não tem cura

JR na TV|Do R7

  • Google News

O ator americano Eric Dane morreu aos 53 anos por causa de uma doença neurodegenerativa conhecida como E.L.A, ou esclerose lateral amiotrófica. A doença provoca a degeneração progressiva das células cerebrais que controlam os movimentos do corpo e não tem cura. 

Em 2023, a dona de casa Natalia Ferreira Andrade descobriu estar grávida e, ao mesmo tempo, no início da E.L.A. Ela relatou: “Comecei a notar uma perda muscular, uma perda de força... fui fazer os exames”. Só em agosto de 2024 recebeu o diagnóstico, precisou parar de trabalhar e reaprender movimentos básicos, como se maquiar, escrever e comer. 

Segundo Ari Peixoto, a E.L.A ainda é um mistério para a medicina. “O que se sabe ao certo é que a E.L.A ataca e mata os neurônios responsáveis pelos movimentos do corpo”, disse. Marcelo Ares, médico fisiatra, explicou que alterações motoras, da fala, de deglutição e respiratórias são características da doença, sendo a dificuldade respiratória a principal causa de morte. 

Eric Dane foi diagnosticado em abril do ano passado e viveu apenas dez meses após o diagnóstico. Marcelo Ares destaca que detecção precoce e tratamentos, como fisioterapia respiratória e fonoaudiologia, podem aumentar a sobrevida e preservar a força dos pacientes. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.