Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Aumento de casos de lasers apontados para aviões preocupa operadores de voos em Porto Alegre (RS)

O número de ocorrências disparou em outubro, quando foram registrados 32 casos, quatro vezes mais do que o acumulado entre janeiro e setembro

JR na TV|Do R7

  • Google News

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga um aumento expressivo de ataques com raios laser contra aeronaves durante pousos e decolagens. O número de ocorrências disparou em outubro, quando foram registrados 32 casos, quatro vezes mais do que o acumulado entre janeiro e setembro.  

Os feixes de luz, apontados diretamente para a cabine, podem causar ofuscamento, distração e até cegueira momentânea nos pilotos, comprometendo a segurança operacional em fases críticas do voo. A prática é crime no Brasil, com pena de dois a cinco anos de prisão.  

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, opera cerca de 250 pousos e decolagens por dia e tem equipes trabalhando com a polícia para identificar a origem dos lasers, tarefa considerada difícil pelos investigadores. O problema também aparece em outros terminais do país: em Navegantes, Santa Catarina, foram 27 incidentes entre janeiro e agosto de 2025, contra dez no ano anterior.  


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.