Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Banco Master: Dias Toffoli admite que pode enviar processo do caso à primeira instância da Justiça

A investigação do STF inclui ainda a suposta contratação de influenciadores para criticar o BC

JR na TV|Do R7

  • Google News

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), admitiu pela primeira vez que o processo do caso Master pode ser encaminhado à primeira instância da Justiça Federal. "Encerradas as investigações, será possível examinar os casos para eventual remessa às instâncias ordinárias", informou o gabinete do ministro. A decisão ocorre após orientação de outros ministros para reduzir críticas à corte. 

O Banco Central abriu investigação interna sobre a condução do processo que levou à liquidação do Master. Dois servidores foram afastados: o ex-diretor de fiscalização Paulo Souza e Belline Santana, que pediu desligamento. O processo, solicitado pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, corre em sigilo na corregedoria e vai apurar medidas tomadas desde 2019, quando Roberto Campos Neto era presidente da instituição. 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou: "Não houve diálogo do Banco Central com o ministério da Fazenda, a não ser a partir da posse do Gabriel Galípolo, aí o Gabriel, logo que assumiu, percebeu o tamanho do abacaxi que ele tinha para descascar. Viu que a situação era muito grave, em poucos meses, envolveu o Ministério Público e Polícia Federal, porque havia suspeitas graves de fraudes em carteiras. Você não está falando de má gestão, você está falando de crime." 

Em paralelo, o presidente do Conselho de Administração do BRB, Marcelo Talarico, e o conselheiro Luis Fernando de Lara Resende renunciaram. A investigação do STF inclui ainda a suposta contratação de influenciadores para criticar o BC. Além disso, Daniel Vorcaro, controlador do banco, e o presidente do INSS, Gilberto Waller, foram convocados para depor na próxima quinta-feira na CPmi do INSS, com quebra de sigilos aprovada no final do ano passado. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.