Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Brasil cria mais de 1,2 milhão de postos de trabalho em 2025, mas registra pior resultado desde 2020

Governo destaca saldo positivo no emprego formal, mas com desafios significativos

JR na TV|Do R7

  • Google News

Mais de 1,2 milhão de postos de trabalho com carteira assinada foram criados no Brasil em 2025, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho. Apesar do saldo positivo de 1.279.498 vagas, este foi o pior resultado desde 2020, ano do início da pandemia. 

O aquecimento do emprego formal é puxado principalmente pelos setores de comércio e serviços. Em uma rede de cafeterias, por exemplo, o aumento do movimento levou à abertura de 140 vagas. “A partir de umas 7h e pouco já começa a ter um movimento bem legal”, conta a atendente Juliana Bazoli Dantas. Para a diretora-executiva do grupo, Silvana Buzzi, “é olhar para o colaborador como investimento estratégico e não como uma despesa”. 

Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram registradas 26,6 milhões de admissões e 25,3 milhões de desligamentos. Mesmo com o saldo positivo, o volume de contratações foi o menor desde 2020. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, atribui o resultado principalmente aos juros elevados: “Nós temos o segundo juros real mais alto do mundo. Só perdemos para a Rússia”. 

O setor de serviços liderou a geração de empregos, com 758.355 vagas, seguido pelo comércio (247.097), indústria (144.319), construção (87.878) e agropecuária (41.870). Para quem está no mercado, os números representam oportunidades. “Mostrar o seu trabalho, o seu esforço de todos os dias, a sua dedicação, que você chega lá”, disse uma funcionária. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.