Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Brasil deve ter mais de 780 mil novos casos de câncer por ano até 2028, segundo o INCA

Estimativas alertam para prevenção e políticas públicas eficazes

JR na TV|Do R7

  • Google News

O Brasil deve ter mais de 780 mil novos casos de câncer por ano até 2028, e a doença segue entre as principais causas de morte no país. A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e serve de base para o planejamento de políticas públicas voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento. 

Débora Fonseca começou a tossir sem parar e a perder peso e, no ano passado, recebeu o diagnóstico de câncer no sistema linfático, que atingiu o pulmão. Em tratamento no Inca, ela conta que a evolução é positiva. “A gente tá mantendo um acompanhamento, era de dois em dois meses, agora passou pra de quatro em quatro e hoje ela me deu a notícia que vai fazer espaçado mais ainda de seis em seis porque tá tudo bem, graças a Deus.” 

Segundo o Inca, o país deve registrar cerca de 781 mil novos casos por ano entre 2026 e 2028. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente, com 33,7% dos casos, seguido pelos cânceres de mama (15,18%), próstata (15,05%) e cólon e reto (10,39%). O aumento dos diagnósticos é atribuído ao envelhecimento da população e à maior exposição a fatores de risco. 

Para a coordenadora de prevenção e vigilância do Inca, Márcia Sarpa, o desafio é ampliar ações de prevenção e diagnóstico precoce. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça que “a prevenção é fundamental”, destacando hábitos saudáveis e a realização de exames precoces para aumentar as chances de tratamento e cura. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.