Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Brasil registra mais de 40 mil cirurgias de retirada de próteses de silicone, segundo pesquisa

Segundo especialistas, complicações e desconfortos tardios, rejeições e mudança nos padrões estéticos estão entre os principais motivos

JR na TV|Do R7

  • Google News

O Brasil registrou mais de 40 mil cirurgias de retirada de próteses de silicone, de acordo com os dados mais recentes da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica. Segundo especialistas, complicações e desconfortos tardios, rejeições e mudança nos padrões estéticos estão entre os principais motivos.  

Desde que colocou a primeira prótese, na década de 90, Maíra precisou passar por seis novas cirurgias para trocar o silicone. Na sétima intervenção cirúrgica, Maíra optou pela retirada das próteses. Nos últimos anos, o número de mulheres que decide retirar as próteses de silicone tem crescido no Brasil.  

Em 2018, foram registradas cerca de 14,5 mil cirurgias de explante no país. Em 2024, o total ultrapassou 42 mil cirurgias. Segundo especialistas, o aumento das cirurgias para retirar o silicone está relacionado a questões de saúde e a mudanças no padrão estético das pacientes. Por isso, o acompanhamento médico é essencial para monitorar possíveis alterações e identificar complicações precocemente.  

O caso de uma influenciadora diagnosticada com um tipo raro de câncer conhecido como linfoma anaplásico de grandes células associado ao implante mamário acendeu um alerta: "Ela não tem câncer de mama, ela tem um tumor na cápsula. É uma doença rara, de fácil diagnóstico feito com ultrassom e o principal sinal clínico é quando uma das mamas cresce muito em relação à outra porque forma líquido ao redor do implante mamário", explica o cirurgião plástico Dr. Jorge Luiz Abel. Só em 2024, foram realizadas cerca de 232 mil cirurgias de aumento de mama no país. Os implantes de silicones são seguros, desde que o procedimento seja feito corretamente, diz o cirurgião plástico do Hospital Moriah. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.