Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Calor intenso atinge pelo menos seis estados e leva RJ a reforçar hidratação e atendimento

População carioca recebe apoio para enfrentar calor extremo com distribuição de água e pontos de hidratação

JR na TV|Do R7

  • Google News

Esta segunda-feira (29) foi mais um dia de calor intenso em pelo menos seis estados. No Rio de Janeiro, o carioca sofreu até na hora de comprar frutas. O calor não dá trégua e, em Bangu, na zona oeste da cidade, nem os alimentos resistem às altas temperaturas. Desde a última quarta-feira (24), a capital enfrenta o nível 3 de calor, em uma escala de 1 a 5, e a população busca alternativas para se refrescar. 

Hoje foi anunciado um conjunto de medidas para minimizar os efeitos do calor no Rio. Carrinhos da Cedae começaram a circular pela cidade, com a distribuição de 15 mil litros de água. Também haverá pontos de hidratação nas 27 UPAs do estado. Ambulâncias do Samu e motolâncias, equipadas para emergência pré-hospitalar, estão de prontidão para agilizar o atendimento. 

Nos últimos 15 dias, cerca de 2.000 pessoas procuraram unidades de pronto atendimento com sintomas relacionados ao calor extremo; só no fim de semana, foram mais de 300 casos, principalmente de náusea, dor de cabeça e tontura. A secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello, alerta: “A vasodilatação do calor extremo faz aumentar a dilatação no cérebro, o infarto também por extremo calor”.  

Além do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul registram temperaturas até cinco graus acima da média. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.