Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Canais do INSS ficam fora do ar e geram filas e tumulto em agências

Paralisação ocorre devido a manutenção programada nos sistemas da Previdência Social

JR na TV|Do R7

  • Google News

Os principais canais de atendimento do INSS estão fora do ar desde às 19h desta terça-feira (27) e vão permanecer assim até 31 de janeiro. Segundo o governo federal, a paralisação ocorre por causa de uma manutenção programada nos sistemas de informação da previdência. 

A fila em agências, como em Porto Alegre (RS), começou antes da abertura às 7h. Usuários relatam dificuldades para acessar serviços essenciais. "Quando chega na parte da foto não vai mais. Bloqueia e diz 'Tentar novamente'. Fica, fica e não consegue sair dali", disse Paulo, usuário do sistema. As falhas já causaram tumulto: um homem chegou a chutar o vidro da agência e tentar entrar à força. 

O INSS prorrogou até 20 de março o prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios. Também não haverá atendimento presencial nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. Os agendamentos poderão ser remarcados. 

Segundo a Dataprev, responsável pelos sistemas, a manutenção é necessária para reduzir falhas e dar conta do aumento da demanda: entre janeiro e novembro de 2025, os pedidos cresceram 23%, com média mensal de 1,3 milhão de solicitações. Entre os principais fatores estão o reajuste do salário-mínimo e consultas sobre empréstimos consignados. "Falaram que em dois, três dias saia o dinheiro. Eu estou batendo há duas semanas e não consigo", disse Neusa, usuária. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.