Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Cidade do interior de MG convive com níveis de concentração de poeira acima do recomendado pela OMS

A cidade tem quatro grandes minas operando a menos de um quilômetro da área urbana

JR na TV|Do R7

  • Google News

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais revelou que a concentração de poeira em Congonhas, na região central do estado, atingiu níveis considerados críticos. A cidade, que tem quatro grandes minas operando a menos de um quilômetro da área urbana, convive diariamente com nuvens de poeira que se espalham pelas ruas e chegam às casas dos moradores. 

As imagens feitas na cidade mostram uma paisagem montanhosa tomada por uma névoa branca. A poeira em suspensão é tão intensa que o cenário chega a parecer um dia nublado. Moradores relatam grande dificuldade para lidar com o problema. Segundo a pesquisa da UFMG, a quantidade de partículas de poeira acumuladas por metro quadrado nas vias públicas está acima dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Os pesquisadores apontam que mais de 20 empresas e indústrias instaladas na área urbana contribuem para o agravamento da situação. Além da proximidade das minas, fatores climáticos como o tempo seco e os ventos também intensificam a dispersão da poeira. 

Líderes comunitários afirmam que o avanço da mineração sobre regiões próximas às casas tem prejudicado toda a cidade. A prefeitura, que reconhece o problema, elaborou um projeto de lei que estabelece regras mais rígidas para as mineradoras adotarem medidas de controle e reduzam as emissões de poeira no município, que tem cerca de 53 mil habitantes. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.