Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Congresso discute projetos para criar exame obrigatório para registro profissional de novos médicos

Discussão surge após baixo desempenho em cursos de Medicina e avaliação do Enamed

JR na TV|Do R7

  • Google News

Em meio à discussão sobre o baixo desempenho de estudantes de medicina, o Congresso discute projetos que pretendem criar um exame obrigatório para que novos médicos tenham o registro profissional. Um balanço divulgado pelo Ministério da Educação mostra que três em cada dez cursos de Medicina tiveram desempenho ruim no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed.  

Dos quase 40 mil estudantes que fizeram a prova, cerca de 13 mil não alcançaram o desempenho adequado, dos 351 cursos avaliados, 99 receberam conceito insatisfatório. Para a Associação Médica Brasileira, é um risco permitir que profissionais com formação deficiente atendam pacientes.  

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo acredita que boa parte da responsabilidade pelo baixo desempenho dos estudantes é das faculdades. Hoje, no Brasil, o curso de Medicina é terminal, ou seja, ao se formar, o médico recebe o registro no CRM e já está habilitado para exercer a profissão. Porém, entidades médicas defendem a criação de um exame nacional de proficiência, que avalie a formação dos profissionais antes do início da atuação na área. Um exame prático, que meça habilidades à nossa profissão, pressupõe a aquisição de algumas habilidades, habilidades manuais, habilidades visuais. 

No Congresso, dois projetos propõem a criação de um exame - como ocorre atualmente com os advogados -, também para os médicos em exercício depois da formatura. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.