Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Consumidores vão até o Paraguai para trazer canetas emagrecedoras ilegalmente para o Brasil

O país vizinho se tornou um dos principais destinos para a compra ilegal das canetas

JR na TV|Do R7

  • Google News

A popularidade das canetas emagrecedoras tem alimentado crimes no país. Enquanto quadrilhas assaltam farmácias, consumidores comuns vão até o Paraguai para trazer os produtos ilegalmente para o Brasil. O Paraguai se tornou um dos principais destinos para a compra ilegal das canetas. Sem mostrar o rosto, um homem revela como funciona o esquema : "Cheguei a levar receita médica brasileira, mas nenhuma farmácia no Paraguai pede receita alguma, pra nada", disse. 

O homem descreve duas rotas de entrada: a Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), e a cidade de Ponta Porã (MS). No Paraguai, uma caixa com quatro ampolas custa em média R$ 700 reais. No Brasil a caixa é vendida a mais de R$ 4 mil. No Aeroporto de Salvador, as apreensões aumentaram quase sete vezes este ano. 452 itens foram apreendidos de janeiro a agosto. Em 2024 inteiro foram 67 unidades. 

As canetas usadas para o tratamento de diabetes e obesidade viraram sinônimo de emagrecimento rápido. O medicamento só poder ser importado por empresas autorizadas. Mas a fama do produto despertou o contrabando, a venda irregular e a falsificação.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.