Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

COP30: ambientalistas criticam propostas apresentadas pelo Brasil contra crise climática

Negociadores e autoridades afirmam que as propostas estão longe do necessário para responder às ambições da conferência

JR na TV|Do R7

  • Google News

A três dias do fim da COP30, ainda falta acordo em torno dos principais pontos envolvendo a resposta global às mudanças climáticas. As propostas preliminares apresentadas pelo Brasil ficaram aquém do esperado. Ambientalistas dizem que o texto não enfrenta causas da crise climática. A principal queixa é quanto à omissão sobre a urgência do fim dos combustíveis fósseis. 60 países querem que saia de Belém um texto com o caminho para a transição energética. 

Os rascunhos dos textos finais, elaborados pela presidência da COP30, foram divulgados nesta terça-feira (18) com os pontos mais polêmicos, como financiamentos climáticos e transição energética justa. Negociadores e autoridades afirmam que as propostas estão longe do necessário para responder às ambições da conferência.  

O principal texto, apelidado de "Mutirão Global", sugere que sejam feitas reuniões de trabalho, sem datas definidas, com exemplos de sucesso para tratar de soluções de baixo carbono, levando em consideração as circunstâncias de cada país. A presidência da COP30 teve sucesso na estratégia, mas enfrenta desafios com o conteúdo.  

O avanço depende de disposição política e, por isso, o retorno do presidente Lula a Belém nesta quarta-feira (19) é avaliado como essencial para destravar trechos polêmicos. Outro trecho de um dos rascunhos fala sobre triplicar o financiamento dos países ricos para os países em desenvolvimento até 2035.  

O comissário europeu das negociações climáticas chamou os textos de "miscelânea de medidas" e afirmou que a União Europeia não vai revisar os compromissos financeiros no combate ao aquecimento global. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.