Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

COP30: Polícia Federal ajuda nas investigações sobre as causas do incêndio

Incêndio em pavilhão da África Oriental altera dinâmica da COP30; negociações se concentram na Declaração de Belém

JR na TV|Do R7

  • Google News

Dezenas de extintores de incêndio foram recolocados na “bluezone”, no dia seguinte ao incêndio que atingiu o pavilhão da África Oriental, e faixas bloquearam a entrada em todos os estandes. “Quando eu cheguei aqui, já fechado, me avisaram que nos pavilhões não haverá nenhuma palestra, nenhuma programação”, disse a pesquisadora Ivana Oliveira. O fogo começou às 14h desta quinta-feira (20), obrigando todos os participantes da COP a evacuarem rapidamente e suspenderam as negociações. Os bombeiros controlaram as chamas em seis minutos. 

Os estragos foram significativos, com a maioria dos estandes cobertos por cinzas e em desordem, conforme relatou o embaixador do clima da UFPA, Caio Vilar: “Os estandes estão cobertos por cinzas. A maioria deles. Todos bagunçados”. Integrantes das delegações voltaram hoje em busca de equipamentos e objetos deixados para trás. Um representante de Portugal destacou: “O meu colega perdeu uma bateria para as câmeras ali dentro”, enquanto outro completou: “Temos as nossas malas, todo o equipamento. Temos tudo lá dentro”. 

A Polícia Federal enviou peritos de Brasília até Belém para auxiliar nas investigações sobre as causas do incêndio. Eles vão colaborar com as equipes que já iniciaram a perícia no pavilhão desde ontem, tentando esclarecer como o incidente ocorreu e avaliar os danos aos estandes e equipamentos. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.