COP30: sexto dia de conferência é marcado por negociações e protestos pelas ruas de Belém
Foram pelo menos três horas da maior manifestação popular desde o início da conferência da ONU
JR na TV|Do R7
O sábado (15) foi de negociações nos pavilhões da COP30 e de protesto pelas ruas de Belém. Foram pelo menos três horas da maior manifestação popular desde o início da conferência da ONU. Milhares de pessoas tomaram as ruas do centro, distante das instalações do evento, na Marcha Global pelo Clima, que teve entre as palavras de ordem o fim dos combustíveis fósseis.
Avenidas importantes da capital paraense foram ocupadas. O protesto reuniu organizações não governamentais de diversos países, indígenas, movimentos sociais e estudantes, que pedem maior participação nos debates.
Durante a manifestação, o acesso à Blue Zone, onde acontecem as negociações oficiais, foi monitorado pela polícia e o exército. O sexto dia da conferência teve debates voltados ao alinhamento da economia com as ações em favor do clima.
Uma das reuniões mais esperadas de hoje, com a presença de várias delegações estrangeiras, foi sobre o plano de financiamento global para beneficiar países em desenvolvimento. O roteiro "Baku-Belém" quer captar um trilhão e trezentos milhões de dólares por ano até 2035, cerca de R$ 7 trilhões de reais, para investimentos em ações climáticas.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



