COP30: UE vai apresentar proposta de redução de 90% nas emissões de gases de efeito estufa até 2040
Segundo especialistas, o aumento da temperatura está diretamente ligado ao desmatamento
JR na TV|Do R7
A União Europeia vai apresentar na COP uma proposta de redução de 90% nas emissões de gases de efeito estufa até 2040. Especialistas alertam que medidas para diminuir o avanço do aquecimento global são urgentes. A Amazônia está mais quente: no ano passado, a temperatura na floresta ficou 1,5 grau acima da média. No Pantanal, o aumento foi ainda maior: 1,8 grau. Os dados são do MapBiomas, que monitora o clima.
Entre 1985 e 2024, a temperatura média do Brasil subiu mais de um grau. Segundo especialistas, o aumento da temperatura está diretamente ligado ao desmatamento. O clima mais quente também provoca incêndios florestais e chuvas cada vez mais irregulares. O alerta do MapBiomas revela que a meta proposta há dez anos no Acordo de Paris, de manter o aquecimento global a no máximo 1,5 grau, não vem sendo atingida. Sem medidas urgentes, o mundo caminha para um aumento de até 2,5 graus na temperatura até o fim do século, segundo a ONU.
Nesta quarta-feira (5), os países da União Europeia chegaram a um acordo sobre as metas para os próximos anos. Entre as propostas que devem ser apresentadas na COP30, está a redução nas emissões de gases de efeito estufa em 90% até 2040, em relação aos níveis de 1990.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



