Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Criminosos criam site falso da PF e enganam vítimas que tentam tirar ou renovar passaporte

No caso do passaporte, a Polícia Federal alerta que o único meio de emitir o documento é pelo portal oficial do governo

JR na TV|Do R7

  • Google News

O Jornal da Record começa com um alerta: na hora de tirar ou renovar o passaporte, é preciso muita atenção. Criminosos criam páginas muito parecidas com a da Polícia Federal e pagam para que elas apareçam como os primeiros resultados em plataformas de busca. 

O desejo da família era passar alguns dias na Alemanha para rever parentes. Ao preparar a viagem, Talita Wingter percebeu que precisava renovar o passaporte. Ela seguiu o passo a passo, preencheu o formulário com nome, dados do passaporte e filiação, e chegou ao momento do pagamento. O valor foi pago, mas o protocolo nunca chegou, o que acendeu o alerta e fez a família perceber que havia caído em um golpe. 

O prejuízo foi de R$ 257, valor correspondente à taxa de emissão do documento. Segundo a produtora de eventos, o site era muito parecido com o oficial da Polícia Federal, com linguagem e aparência semelhantes às de um portal governamental. 

A família de Talita foi enganada por golpistas que pagam para colocar sites falsos entre os primeiros resultados das plataformas de busca. No caso do passaporte, a Polícia Federal alerta que o único meio de emitir o documento é pelo portal oficial do governo, no endereço gov.br/pf. 

De acordo com o especialista em direito digital Ricardo Vieira, criminosos utilizam posts patrocinados e se aproveitam da falta de checagem rigorosa das plataformas digitais para induzir o consumidor ao erro, já que essas publicidades aparecem em primeiro lugar nos buscadores. 

O especialista também destaca que o endereço da página pode indicar se o site é verdadeiro ou falso. Sites governamentais terminam em “gov.br” e qualquer variação diferente disso indica golpe. 

Um levantamento realizado no ano passado aponta que o Brasil registrou 28 milhões de fraudes envolvendo o Pix entre janeiro e setembro, segundo a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor. 

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.